Foi inaugurada em Cascavel no dia 23 de fevereiro a primeira fábrica de prédios Ecoparque do Brasil, que permite a construção em escala de condomínios completos. A unidade tem capacidade de produzir, em seis meses, até 20 prédios com 120 apartamentos cada, o que equivale a 2,4 mil unidades habitacionais.
A indústria tem uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 30 mil metros quadrados de área construída, com investimento de R$ 200 milhões. Projeto inédito que utiliza tecnologia da empresa alemã Vollert, é a maior fábrica de prédios das Américas. Saem prontas da linha de produção estruturas pré-moldadas completas, inclusive com a parte elétrica e hidráulica embutida, dando mais agilidade e economia à construção civil. Mais do que a construção de prédios, o foco da Ecoparque é a implantação de bairros integrados e sustentáveis, com uma estrutura completa de serviços públicos como em uma cidade.
BAIRRO INTEGRADO – A fábrica foi concebida para fornecer insumos à construção das habitações do projeto Bairros Integrados Ecoparque, que serão implantados em vários estados brasileiros. O primeiro deles será em Cascavel, construído nas proximidades da fábrica de prédios, vai reunir além das habitações, toda a estrutura de serviços de uma cidade em um só lugar. O bairro contará com 38 prédios de 15 andares, totalizando 4,3 mil apartamentos de alto padrão, além de creches, escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizante, unidade de saúde, posto policial, centros comerciais, bosques, vilas da cidadania, lago e jardins.